Política e Administração Pública

Zarattini será o relator da MP que destina royalties do petróleo para educação

20/02/2013 - 16:15  

Gustavo Lima
Carlos Zarattini
Zarattini vai esperar a decisão sobre os vetos dos royalties para negociar o texto.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) foi indicado há pouco como relator da Medida Provisória 592/12, que altera a distribuição dos royalties e participação especial gerados pela exploração de petróleo e gás. O nome foi confirmado na reunião da comissão mista que analisa a MP, que tem como presidente o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) e como vice o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ). O relator revisor será o senador Wellington Dias (PT-PI).

Um dos principais pontos da MP é a destinação, para a educação, da totalidade dos royalties e participação especial gerados pelos contratos de concessão assinados a partir data de publicação da norma (3 de dezembro). O relator disse que vai discutir com os parlamentares para que a receita dos contratos anteriores a essa data também sejam destinadas à educação pública.

Zarattini acrescentou que vai aguardar a decisão dos vetos dos royalties para iniciar a negociação do texto, que recebeu 62 emendas. Caso os vetos sejam derrubados pelo Congresso, o relator terá de adaptar o texto da MP, excluindo a parte que sofrerá revogação.

No ano passado, a presidente da República, Dilma Rousseff, vetou parte da Lei 12.734/12, que trazia uma nova distribuição dos royalties e participação especial dos contratos de concessão. Os itens vetados foram substituídos pela MP 592/12. Desde então, há um forte movimento de deputados e senadores para derrubar esse veto.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 592/2012

Íntegra da proposta