Manobras não conseguem impedir instalação da comissão da MP dos Portos
20/02/2013 - 17:27
Após várias tentativas de interrupção da reunião, foi instalada há pouco a comissão mista destinada a analisar a Medida Provisória 595/12, que estabelece um novo marco regulatório para o setor portuário. Diversos parlamentares nomeados para comissão pediram para retirar seus nomes da lista de integrantes com o objetivo de adiar a instalação do colegiado, mas o senador José Pimentel (PT-CE), que presidiu a reunião, não aceitou a manobra e declarou o colegiado instalado.
Os portuários ameaçam realizar uma greve nacional nos portos em protesto contra a medida. Eles criticam o fato de a MP dispensar os terminais privados de contratar trabalhador avulso por intermédio do órgão de gestão de mão de obra (OGMO). O OGMO se encarrega de organizar a escala de trabalho dos trabalhadores avulsos.
Os profissionais do setor se queixam também da falta de diálogo com o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), que será o relator da medida.
Ontem, O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, recebeu representantes de trabalhadores dos portos do Rio de Janeiro, Vitória (ES), Suape (PE), Manaus (AM) e Paranaguá (PR), entre outros. Eles estavam acompanhados dos deputados Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), Márcio França (PSB-SP), Ademir Camilo (PSD-MG) e Manoel Junior (PMDB-PB).
Reportagem: Murilo Souza
Edição: Juliano Pires