Anatel aponta risco em celular importado irregularmente

08/12/2005 - 13:43  

O gerente-geral de Certificação e Engenharia do Espectro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Francisco Carlos Giacomini, afirmou que os aparelhos comercializados no País são previamente testados antes de ser levados ao mercado, o que evitaria prejuízos à saúde da população. Giacomini ressalvou, entretanto, que essa segurança não é absoluta por causa dos celulares e componentes importados irregularmente ou recondicionados (colocados novamente em uso após sofrer desgaste). Segundo ele, a Anatel constatou que a ocorrência de explosões de baterias de celular está associada a equipamentos recondicionados ou que entraram ilegalmente no País.
O representante da Anatel respondeu a questionamento dos deputados Ricardo Barros (PP-PR) e Julio Semeghini (PSDB-SP), que manifestaram preocupação quanto aos malefícios à saúde relacionados ao uso de aparelhos celulares.

Giacomini participa de audiência da Comissão de Ciência e Tecnologia que debate a regulamentação das torres de celulares. O evento prossegue no plenário 13.

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.