Produtor de alho reclama da concorrência chinesa
08/06/2004 - 17:26
O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho, Gilmar Michelon, disse que o não-pagamento de direitos antidumping pelos importadores de alho chinês é hoje o principal problema enfrentado pelo produtor nacional.
Michelon está participando de audiência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural sobre a crise na produção de alho.
Equiparar a competitividade
O pagamento de direitos antidumpinng sobre o alho da China foi instituído em 1996 e renovado em 2001, com o objetivo de equiparar as condições de competitividade com o produto nacional. Porém, os importadores vêm conseguindo liminares na Justiça para não pagar esses direitos e, assim, o alho chinês fica bem mais barato que o nacional.
Para o produtor nacional, diz Michelon, as conseqüências são a quebradeira generalizada, o crescimento desemprego e do êxodo rural, e o retrocesso econômico nas regiões produtoras de alho.
Controle de qualidade
Michelon criticou também a baixa eficácia do controle de qualidade feito pelo Ministério da Agricultura sobre o alho importado e citou como outro problema a deficiência no preparo do alho produzido na região sul, que não preenche as condições do mercado consumidor brasileiro.
Segundo Michelon, o controle de qualidade está sendo discutido com o Ministério da Agricultura, enquanto a deficiência do alho do sul está sendo solucionada com uma mudança de padrão no produto.
Reportagem - Daniel Cruz
Edição - Luiz Claudio Pinheiro
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/ 216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.