Economia

Para líder do PSD, alta do dólar tem de ser trabalhada a favor do País

O Plenário da Câmara discute neste momento a política econômica brasileira com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Internautas podem participar da discussão por meio de sala de bate-papo

14/10/2015 - 16:32  

Assista ao vivo

O líder do PSD, deputado Rogério Rosso (DF), afirmou há pouco que a alta do dólar precisa ser trabalhada como uma oportunidade para o País. “Talvez um indicador que pode gerar oportunidade é o câmbio, que permitiria ter menos importações e mais exportações”, declarou.

O deputado, que solicitou a comissão geral com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, criticou a falta de ação do governo brasileiro na geração de empregos. “Enquanto os grandes países fazem acordo de 40% do mercado, nossas empresas se transferem para o Paraguai”, disse Rosso, em relação ao Acordo Transpacífico de Associação (TPP, na sigla em inglês), assinado por 12 países que representam 40% da economia mundial. “Quais são as perspectivas para enfrentarmos esses temas no Congresso?”, questionou.

De acordo com Levy, se a resposta do governo e do Congresso for rápida, a geração de emprego virá. “O emprego vai vir e vamos estabilizar o emprego se conseguirmos estabilizar a questão fiscal”, comentou o ministro.

Levy voltou a defender a análise dos gastos públicos para avaliar quais programas podem ser revistos. “O crescimento se dá com um mínimo de carga tributária e, para isso, precisamos olhar cada despesa do setor público, examinar cada programa”, sustentou.

Segundo Rosso, as medidas enviadas pelo governo, como a recriação da CPMF, a renovação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) e a repatriação de recursos do exterior, são difíceis de serem aprovadas pelo alto custo social que produzem.

Participação popular
Internautas podem enviar perguntas aos participantes da comissão geral por meio de sala de bate-papo disponível na página da Câmara.

Mais informações a seguir

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.