Economia

Ministro defende equilíbrio das contas públicas para retorno do crescimento

Joaquim Levy participa neste momento de debate no Plenário da Câmara. Internautas podem participar da discussão por meio de sala de bate-papo

14/10/2015 - 16:17  

Assista ao vivo

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendeu há pouco, em comissão geral na Câmara dos Deputados, o equilíbrio das contas públicas como principal responsável pelo retorno do crescimento econômico do País.

Segundo Levy, o caminho para uma situação mais segura e sustentável envolve sempre um custo e deve ser trilhado o mais rápido possível.
“É imprescindível para o crescimento econômico que haja segurança e equilíbrio fiscal, mas sempre há algum custo e essa travessia requer esforço e até sacrifício de pessoas e de empresas. O importante é que se faça uma travessia rápida”, disse.

De acordo com o ministro, a política econômica do atual governo está baseada no que ele chamou de “1,2,3 para o crescimento sustentável”. Ele explicou que o “1” é a base fiscal, com as contas ajustadas. “No momento seguinte, os juros começam a cair e o crédito fica mais fácil. O ‘2’ é o aumento da demanda, a volta do crescimento, do emprego, com possível queda da inflação”, afirmou Levy.

Legislativo
Dirigindo-se diretamente aos parlamentares, o ministro informou que o “3” são as mudanças estruturantes que permitirão aumentar a capacidade do País de responder à retomada do crescimento. “Essas medidas estruturais, boa parte de cunho legislativo, são a garantia de que todas as ações vão se sustentar no futuro”, observou Levy.

“O ‘3’ é olhar para a previdência, facilitar os investimentos em infraestrutura, dar segurança ao trabalhador, mas também flexibilidade às contratações, possibilitando à economia formas de crescer”, concluiu Levy, cobrando a participação do Legislativo na análise de medidas estruturantes.

Participação popular
Internautas podem enviar perguntas aos participantes da comissão geral por meio de sala de bate-papo disponível na página da Câmara.

Mais informações a seguir

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.