Política e Administração Pública

Aprovado percentual mínimo de recursos do BNDES para extensão rural

09/04/2015 - 18:28  

Assista ao vivo à sessão do Plenário.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 198 votos a 150, emenda do deputado Zé Silva (SD-MG) à Medida Provisória 661/14 para direcionar um mínimo de 2,5% dos recursos emprestados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao custeio de atividades em extensão rural a taxas subsidiadas.

No momento, está em análise emenda do deputado Weverton Rocha (PDT-MA), que direciona um mínimo de 30% dos recursos de financiamentos do BNDES a tomadores situados nas regiões Norte e Nordeste com taxas subsidiadas.

Texto-base
Os deputados já aprovaram o texto-base da MP, que aumenta o limite de descontos autorizados pelo trabalhador na folha de pagamentos e permite o refinanciamento parcial de dívidas dos caminhoneiros na compra de caminhões.

A MP originalmente permitia o uso do superavit financeiro para cobrir despesas primárias obrigatórias, como pagamento de funcionários públicos e benefícios da Previdência. Entretanto, o relatório aprovado na comissão mista, de autoria do deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), excluiu esse assunto.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 661/2014

Íntegra da proposta