Deputados cobram prorrogação de áreas de livre comércio na Região Norte
19/03/2014 - 20:34
Apesar de se manifestarem a favor da prorrogação da Zona Franca de Manaus (PEC 103/11), deputados de outros estados da Região Norte cobraram o compromisso de que a proposta só seja votada em segundo turno depois de resolvida a prorrogação das áreas de livre comércio existentes fora do estado do Amazonas.
O deputado Luciano Castro (PR-RR) disse que as áreas de livre comércio do seu estado também precisam ser prorrogadas. “Seja por PEC, seja por lei, precisamos equalizar a vigência das áreas de livre comércio e também por 50 anos”, disse.
Já o deputado Edio Lopes (PMDB-RR) disse que o partido só votará a favor da proposta com o compromisso de que o novo prazo das áreas de livre comércio seja resolvido antes da segunda votação da PEC. Ele criticou o fato de a Zona Franca beneficiar apenas Manaus e ter deixado de lado a função de minimizar as desigualdades regionais.
“Em Roraima, criou-se uma área de livre comércio em 1992, mas até agora não temos armazéns. Seremos ‘patrolados’ nessa questão, mesmo porque a OMC [Organização Mundial do Comércio] está com a faca no pescoço do Brasil por conta das áreas de livre comércio e serão dados os anéis para salvar a joia que é a Zona Franca”, criticou.
A PEC 103 está sendo votada em primeiro turno pelo Plenário.
Continue acompanhando a cobertura desta sessão.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli