Direitos Humanos

Ministra destaca ações do governo no combate à violência contra a mulher

Tema está sendo debatido neste momento pelo Plenário. Internautas podem participar da discussão por meio do portal e-Democracia.

04/12/2013 - 15:20  

A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, destacou os principais resultados do programa “Mulher, viver sem violência”, lançado em março deste ano pelo governo federal. O programa integra ações e serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para trabalho.

Eleonora participa neste momento de comissão geral sobre o combate à violência contra a mulher. O debate ocorre no Plenário Ulysses Guimarães.

De acordo com a ministra, entre as principais ações do programa que já estão sendo desenvolvidos está a construção da Casa da Mulher Brasileira em 26 capitais e no Distrito Federal. Só nesta ação, comentou ele, serão investidos mais de R$ 115 milhões. Segundo a ministra, o local terá “brinquedoteca, atendimento psicossocial, delegacia e promotoria especializadas, defensoria pública e serviços do Sistema “S” de qualificação para que as mulheres sejam inseridas no mercado de trabalho e alojamento de passagem com dez leitos para as cidadãs que não tiverem lugar para ficar”. O Executivo pretende inaugurar 11 casas até junho de 2014.

Humanização
Entre outras medidas previstas no programa “Mulher, viver sem violência” e destacadas pela ministra, estão a humanização e adequação de hospitais para atender às mulheres vítimas de violência com mais respeito e qualidade; ações nas fronteiras secas para impedir o tráfico de mulheres para exploração sexual; unidades móveis estratégicas para mulheres do campo e da floresta vítimas de violência, que contarão com delegada, defensor, psicóloga e assistente social, além de campanhas de conscientização promovidas para diminuir os índices de violência física, psicológica e sexual.

Participação popular
Participe da discussão enviando perguntas e comentários pelo Disque Câmara (0800 619 619) e pelo portal e-Democracia.

Assista ao debate ao vivo pela TV Câmara.

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.