DEM defende aumento do prazo da dívida; governo é contra
23/10/2013 - 15:09
O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) defende a ampliação do tempo de pagamento de dívidas dos estados e municípios em mais 240 meses. Segundo ele, a medida vai permitir a diminuição das parcelas pagas pelos estados e municípios.
"Hoje, os estados comprometem 13% da receita corrente líquida para amortizar a dívida”, afirmou o deputado. “Se autorizarmos o governo a prorrogar esse pagamento por mais 240 meses, o percentual mensal pago pode cair para 10% da receita corrente líquida, e a diferença pode ser aplicada em educação, saúde, segurança.”
Essa emenda é o próximo destaque a ser votado. O deputado Afonso Florence (PT-BA) é contra a proposta. Segundo ele, qualquer nova renegociação precisa caber no Orçamento do governo federal. "Para abrir uma renegociação de dívidas, é preciso ter espaço fiscal", disse.
Florence também rebateu as críticas do líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), de que apenas São Paulo será contemplado pelo projeto. Ele lembrou que parte da dívida de Goiás ficou de fora da renegociação porque o estado entrou na Justiça e deixou de pagar a dívida, em vez de renegociar no passado.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Newton Araújo