Internação involuntária de usuários de drogas causa polêmica em Plenário
22/05/2013 - 16:53
A internação involuntária de usuários de drogas, prevista no projeto (PL 7663/10) em votação no Plenário, causou polêmica entre deputados. O líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), disse que a medida é repressora, não vai resolver o problema do consumo e vai incentivar a família a internar antes, em vez de lidar com o problema.
"Avançamos na luta antimanicomial, em que a internação compulsória precede a análise de uma junta médica, e agora qualquer familiar, com dificuldade de lidar com a droga, vai internar involuntariamente um usuário sem saber se isso é eficiente", disse.
Já o autor do projeto, deputado Osmar Terra (PMDB-RS), disse que o texto mira em usuários que estão nas ruas sem condições de se reabilitar. "São pessoas que não têm família, dormem nas ruas, perderam tudo e não conseguem trabalhar, vivendo apenas esperando os próximos 15 minutos para usar a droga", disse.
O deputado Sirkis (PV-RJ) criticou o viés repressivo do projeto, que visa a internar usuários. "A questão das drogas tem de passar da esfera da segurança para a saúde", disse.
Mas o deputado Weliton Prado (PT-MG) disse que o projeto não prevê a internação, mas o acolhimento dos usuários.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Newton Araújo