Política e Administração Pública

Parlamentares defendem limitações de novos partidos ao fundo e tempo de TV

23/04/2013 - 16:54  

Autor do projeto (PL 4470/12) que cria obstáculos à criação de novos partidos ao limitar o acesso deles ao fundo partidário e ao tempo de propaganda na TV e no rádio, o deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) disse que a proposta vai fortalecer os partidos. “Queremos mais propostas, mais teses, e menos partidos”, defendeu.

O projeto determina que as mudanças de deputados de partido durante a legislatura não implicarão a transferência de tempo de televisão e de fundo partidário, que ficarão no partido que elegeu o parlamentar. Para o deputado Bohn Gass (PT), trata-se de reforçar a fidelidade partidária. “Se me elegi por um partido e vou mudar, vou ser infiel a esse povo que me elegeu, e ainda vou levar o fundo e o tempo de TV? Isso pertence ao partido”, ressaltou.

O líder do PSC, André Moura (SE), lembrou que a proposta não impede a mudança de partido, mas apenas mantém na legenda original o tempo de TV e os recursos do fundo.

Os parlamentares analisam neste momento os destaques apresentados ao projeto, cujo texto base foi aprovado na semana passada depois de cerca de 12 horas de debates.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.