Política e Administração Pública

Apenas Psol mantém obstrução contra PL sobre novos partidos

23/04/2013 - 16:24  

O Psol retomou a obstrução ao projeto (PL 4470/12) que cria obstáculos à criação de novos partidos ao determinar que as mudanças de deputados de partido durante a legislatura não implicarão a transferência de tempo de televisão e de fundo partidário, que ficarão no partido que elegeu o parlamentar.

Apenas o Psol manteve a obstrução. Na semana passada, o partido era acompanhado por PV, PSDB, PPS e PSB na contrariedade ao projeto. Esses partidos fizeram um acordo para levantar a obstrução e permitir a conclusão da votação da proposta, que foi discutida por mais de 12 horas na semana passada. Apesar do acordo, o PPS e a Minoria votaram junto com o Psol contra a proposta que limita a criação de novos partidos.

O líder do partido, deputado Ivan Valente (SP), quer negociar o texto para que ele só entre em vigor em 2015. "Há espaço para que possamos negociar alguma coisa concreta, que fique para a próxima legislatura, para que não criemos dois pesos e duas medidas. Nessa legislatura, foi possível que um partido [o PSD] recebesse reconhecimento pela Casa e pelo Supremo Tribunal Federal do fundo partidário e do tempo de TV e, de repente, se fecha essa porta na mesma legislatura", criticou.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.