Saúde do trabalho em telemarketing é questionada
07/06/2005 - 16:58
O chefe do Centro Regional do Distrito Federal da Fundacentro (entidade vinculada ao Ministério do Trabalho), Osvaldo da Silva Bezerra, enfatizou que o impacto na saúde do empregado do setor de teleatendimento exige iniciativas imediatas do poder público para reorganizar o processo de trabalho nesse setor.
Durante audiência pública sobre as condições de trabalho dos operadores de teleatendimento, Bezerra ressaltou que atualmente há um grande número de afastamentos do trabalho devido à forma como esse processo é organizado. Ele acrescentou que a Fundacentro está dando prioridade ao estudo das novas doenças que surgem no teleatendimento. "O poder público precisa articular-se para construir uma norma legal que discipline o trabalho no setor".
O presidente da Associação Brasileira de Telemarketing, Topázio Silveira Neto, questiona os dados da Fundacentro. Ele alega que a entidade não dispõe de capacidade logística para avaliar o desempenho do setor no País como um todo. "A Fundacentro avalia apenas algumas regiões, o que provoca distorções devido à diversidade do setor em todo o Brasil".
Instrução normativa
Bezerra avalia que a instrução normativa do Ministério do Trabalho sobre o assunto é positiva, mas ainda não é o ideal. "É preciso aprofundar os estudos para elaborar uma norma mais abrangente."
Topázio também questiona a instrução normativa que está em vigor, e os dados sobre afastamento do Ministério do Trabalho. Segundo ele, não é exigida comprovação do nexo causal entre a doença profissional e a doença de lesão por esforço repetitivo (LER). Topázio disse que essa doença tem caráter multicausal. "Não podemos concordar que essa doença seja causada apenas pelo trabalho, sem fazer uma investigação profunda dessas pessoas para saber se elas não fazem outra atividade que poderia causar a LER. Como exemplo, ele citou que muitos profissionais de telemarketing são manicures ou jogadores de vôlei, e que essa atividade também poderia causar a LER.
A audiência pública promovida em conjunto pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Seguridade Social e Família está sendo realizada no plenário 12. Reportagem - Luiz Cláudio Pinheiro
Edição - Regina Céli Assumpção
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.