Política e Administração Pública

Psol questiona incorporação de partidos ainda não reconhecida pelo TSE

01/02/2019 - 18:47   •   Atualizado em 01/02/2019 - 18:50

Antes do discurso dos candidatos a presidente da Câmara dos Deputados, o líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), fez uma questão de ordem na qual pediu a reversão da decisão da Presidência da Câmara de reconhecer como participantes de blocos parlamentares os partidos que ainda não tiveram reconhecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a incorporação solicitada. É o caso do PPL pelo PCdoB, do PRP pelo Patriota e do PHS pelo Podemos.

O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que preside os trabalhos, rejeitou a questão de ordem.

Conforme despacho do presidente, a fusão será contabilizada “exclusivamente para fins de cálculo da proporcionalidade partidária e da definição de atendimento ou não à cláusula de desempenho, com a consequente delimitação da estrutura administrativa cabível às lideranças dos partidos incorporadores”.

O líder do PCdoB, deputado Orlando Silva (SP), contestou a questão de ordem e lamentou que a crítica do Psol, amparada pelo PT, não deveria se focar em uma diferença de tática sobre a eleição do presidente da Casa, que opôs o PCdoB ao Psol e ao PT. “Devemos nos focar no depois das eleições, quando estaremos na oposição ao governo Bolsonaro”, afirmou.

Para o líder do Podemos, deputado Bacelar (BA), não há interferência da decisão da Presidência da Casa em relação à demora do tribunal em referendar a incorporação do PHS. “Peço que a questão de ordem seja rejeitada”, disse.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.