Prossegue hoje na Câmara o seminário internacional sobre sistemas eleitorais
21/03/2017 - 08:05

Continua hoje o Seminário Internacional sobre Sistemas Eleitorais realizado pela Comissão Especial da Reforma Política em parceria com Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e com apoio do Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral (Idea).
Os participantes trocarão experiências e opiniões sobre os desafios do País na área – as informações servirão de insumos aos parlamentares no processo de revisão do sistema eleitoral brasileiro.
O evento será dividido em painéis temáticos e contará com a participação de especialistas de seis países: Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, França, Holanda e México. Confira aqui a programação.
Hoje o seminário ocorrerá no plenário 2 da Câmara dos Deputados, das 8h30 às 13h30.
Lista fechada
Ontem, durante o evento, o relator da reforma política, deputado Vicente Cândido (PT-SP), disse que vai propor votação em lista fechada para eleições proporcionais de 2018 e 2022, além de sistema distrital misto a partir de 2026.
O sistema fechado substituiria o atual, que é baseado em lista aberta de candidatos a deputados federais e estaduais e vereadores. Já no sistema distrital misto, previsto para 2026, o eleitor vota no partido e no candidato.
Propostas
Na quinta e na sexta-feira (23 e 24), o TSE, a Escola Judiciária Eleitoral e a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político vão promover outro seminário sobre o mesmo tema, dessa vez com foco nas propostas em tramitação no Congresso Nacional. Esse evento, que será realizado no TSE, terá a participação de cientistas políticos, jornalistas e integrantes do Ministério Público e da Comissão Especial de Reforma Política.
Da Redação – ND