Política e Administração Pública

Plenário atribui à AGU propor ação de bloqueio de bens relacionados ao terrorismo

04/08/2015 - 19:08  

Assista ao vivo à sessão do Plenário

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 307 votos a 120, emenda do deputado Décio Lima (PT-SC) ao Projeto de Lei 2020/15, do Poder Executivo, que passa do Ministério Público Federal para a Advocacia-Geral da União (AGU) a atribuição de propor ação de bloqueio de bens de pessoas ou empresas ligadas a atos de terrorismo.

Com a análise da emenda, os deputados concluíram a votação do projeto, que será enviado ao Senado.

Essa ação tramitará na Justiça brasileira pedindo o bloqueio de bens, direitos e valores de pessoas ou empresas objeto de resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). Esses bloqueios são normalmente utilizados para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

Atualmente, as resoluções do conselho são cumpridas por meio de ação ordinária, que segue o rito estabelecido no Código de Processo Civil, sem nenhuma especificidade. O governo argumenta que esse sistema gera atrasos no cumprimento das resoluções internacionais, prejudicando as investigações de crimes graves e colocando o Brasil sob pressão internacional.

O texto também permite a aplicação da ação nos casos de cooperação jurídica entre países.

Mais informações a seguir

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2020/2015

Íntegra da proposta