Deputado questiona dispensa do símbolo da transgenia em rótulos de produtos
28/04/2015 - 19:58

O deputado Ivan Valente (Psol-SP) manifestou-se contra o Projeto de Lei 4148/08, que acaba com a exigência do símbolo da transgenia nos rótulos dos produtos com organismos geneticamente modificados (OGM). O parlamentar afirmou que, enquanto outros países proíbem completamente o uso de alimentos transgênicos, no Brasil se busca “desobrigar a rotulagem dos transgênicos e excluir o símbolo de identificação”.
Ivan Valente ressaltou que não existe consenso se os transgênicos fazem ou não mal à saúde.
Na opinião do deputado Padre João (PT-MG), a proposta só beneficia as grandes multinacionais do setor agropecuário que vendem sementes transgênicas. “Não podemos ficar a serviço das grandes empresas, devemos ter respeito ao consumidor”, disse.
Para o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), o projeto de lei cassa, na prática, o direito de o consumidor saber se há ou não transgênicos. “É correto sonegar ao consumidor essa informação? Está certo tirar o direito de saber se tem ou não transgênicos?”, questionou.
Direito à informação
Já o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) lembrou que 90% da soja e do milho comercializados no Brasil têm produtos transgênicos em sua composição e, dessa forma, toda a cadeia produtiva desses produtos, como carne e leite. “O projeto é excelente, garantimos o direito do consumidor ser informado”, disse.
O líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), disse, no entanto, que o texto não acrescenta nada sobre a transgenia, só retira informações.
O deputado Moroni Torgan (DEM-CE), por sua vez, criticou a rotulagem. “Por que a diferença entre corante, conservante e agrotóxico e transgênico na embalagem? Se é para colocar letra grande para transgênicos, por que estão usando dois pesos e duas medidas?”, questionou.
O deputado Delegado Edson Moreira (PTM-MG) respondeu ao deputado Padre João que a hóstia, usada no rito católico, também é feita com trigo transgênico.
O PL 4148 está em análise neste momento no Plenário da Câmara dos Deputados.
Mais informações a seguir
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli