Plenário debate projeto sobre rotulagem de transgênicos
28/04/2015 - 19:01 • Atualizado em 28/04/2015 - 19:05

O Plenário da Câmara dos Deputados debate, no momento, o Projeto de Lei 4148/08, do deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), que acaba com a exigência do símbolo da transgenia nos rótulos dos produtos com organismos geneticamente modificados (OGM), como óleo de soja, fubá e outros produtos derivados.
Heinze afirma que a mudança do projeto não omite a informação sobre a existência de produtos transgênicos. “Acho que o Brasil pode adotar a legislação como outros países do mundo. O transgênico é um produto seguro”, afirmou. Segundo ele, não existe informação sobre transgênicos nas regras de rotulagem estabelecidas no Mercosul, na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e na Organização das Nações Unidas (ONU).
Já o deputado Bohn Gass (PT-RS) disse que não é possível prejudicar o consumidor retirando informações sobre o produto. “O que está sendo colocado aqui a retirada do T que simboliza produto com transgênicos. Precisamos manter esse símbolo, que é a marca. Qualquer mudança vai prejudicar o consumidor.”
Mais informações a seguir
Reportagem – Eduardo Piovesan e Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli