Deputada diz que País "engatinha" na execução de projetos científicos
05/03/2015 - 13:00
A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) disse há pouco, em comissão geral na Câmara dos Deputados, que o País ainda engatinha no processo de transformação de ideias em produtos e serviços, apesar de a produção científica ser três vezes maior do que a média mundial nos últimos anos.
“Nossa produção científica ainda está dentro dos muros das universidades. Isso precisa ir para a rua, para a produção. Menos de 5% dos pesquisadores estão nas empresas”, disse a parlamentar. A comissão geral ouve o ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo.
Assista ao vivo.
Luciana Santos disse ainda que o País demorou muito para se dar conta do potencial de exploração de patentes baseadas na biodiversidade. “Votamos nesta casa a Lei da Biodiversidade, mas a maioria das patentes do nosso patrimônio genético é internacional, uma vez que, até então, não havia marco legal que o protegesse contra a biopirataria”, acrescentou.
Já o deputado Danilo Forte (PMDB-CE) lembrou que, como relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2014, tomou conhecimento das dificuldades de contornar a burocracia e fortalecer as universidades. “Temos que desburocratizar as parcerias entre empresas, universidades e centros de pesquisa. Precisamos, por exemplo, permitir que as empresas possam receber doações de empresas privadas para desenvolver tecnologia”, disse.
Segundo Forte, a Câmara dos Deputados poderá trabalhar em parceira com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação para, durante a discussão do Orçamento de 2016, desenvolver uma ação para desburocratizar o processo de captação de recursos para investimentos nas universidades e fortalecer a condição de competitividade da indústria brasileira.
A população pode enviar perguntas e fazer comentários sobre o debate pelo Disque-Câmara (0800 619 619) ou pelo e-Democracia.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem - Murilo Souza
Edição - Daniella Cronemberger