Ciência, tecnologia e Comunicações

Líder do PT defende aprovação do Código de Ciência, Tecnologia e Inovação

05/03/2015 - 12:03  

O líder do PT, deputado Sibá Machado (AC), defendeu há pouco a votação da proposta que cria o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Projeto de Lei 2177/11), da qual é relator. O texto está na pauta do Plenário.

Em comissão geral com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, no Plenário da Câmara, Sibá Machado destacou como um dos gargalos do setor o atual modelo licitatório. Ele defendeu a flexibilização a Lei de Licitações (8.666/93) para as compras e contratações no setor, prevista no projeto.

A ideia que consta do novo Código, segundo ele, é que a seleção simplificada valha para as aquisições e contratações feitas pelas Entidades de Ciência, Tecnologia e Inovação (ECTIs) públicas; para as fundações de amparo; e para as fundações de apoio que não tiverem regulamento próprio para compras e contratação de serviços.

Assista ao vivo.

O líder do PT também ressaltou mudanças recentes na legislação que, segundo ele, trouxeram avanços para o setor, como a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 290/13, da deputada Margarida Salomão (PT-MG), que promoveu melhorias na relação entre o Estado e as instituições de pesquisa públicas e privadas. A PEC foi transformada na Emenda Constitucional 85.

Já o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), destacou como fundamental o Brasil encontrar um caminho que aproxime ainda mais a ciência e a pesquisa da produção industrial e agropecuária.

Mendonça Filho destacou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) como exemplos de sucesso na área de pesquisa e inovação, mas reforçou que o País precisa avançar também em outras áreas.

“A proximidade e a sinergia entre a produção e a área de pesquisa, vinculada à universidades e instituições sem fins lucrativos, são fundamentais”, completou Mendonça, acrescentando que qualquer proposta nessa direção terá o apoio da bancada oposicionista.

A população pode enviar perguntas e fazer comentários sobre o debate pelo Disque-Câmara (0800 619 619) ou pelo e-Democracia.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.