BNDES teve queda em seu desempenho neste ano, mas nada preocupante, diz presidente
27/05/2014 - 15:30
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, informou há pouco, em audiência na Câmara dos Deputados, que houve uma pequena queda no desempenho da instituição ao longo dos primeiros meses deste ano. Segundo ele, contudo, essa diminuição com relação aos dados de 2013 não é preocupante.
O economista detalhou que os principais investimentos em 2013 foram destinados às áreas de infraestrutura e indústria, porém, com um grande crescimento da destinação de recursos para os setores de comércio e serviços. Por outro lado, o banco tem destinado um percentual menor de seus recursos para a administração pública.
Coutinho também comparou as três maiores instituições de investimentos do mundo: o CDB, da China, o KfW, da Alemanha, e o BNDES. O banco chinês tem 1 bilhão de dólares em ativos; o alemão, 657 milhões; e o brasileiro, 367 milhões. Em quarto viria a instituição de investimentos da Coreia do Sul. “Vários países desenvolvidos como a França têm bancos de investimentos, mas quase todos são menores que o BNDES”, citou.
Ele afirmou ainda que os desembolsos realizados pelo banco ajudam a incrementar a taxa de investimento do País, o que ocorreu principalmente no ano passado, quando, segundo ele, foram os bens de capitais que permitiram o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do País.
Luciano Coutinho participa de audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados sobre a concessão de empréstimos à Construtora Odebrecht para realização das obras do Porto de Mariel, em Cuba; e o financiamento do Grupo JBS – Friboi, entre outros temas.
A reunião prossegue no plenário 5.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Juliano Pires
Edição – Marcos Rossi