Deputado quer benefícios para produtor de cana do Espírito Santo
20/05/2014 - 20:06
O deputado Paulo Foletto (PSB-ES) cobrou, durante a votação da Medida Provisória 635/13, a ampliação para os produtores do Espírito Santo dos benefícios concedidos pela MP aos produtores do Nordeste atingidos pela estiagem ou outros desastres naturais.
Foletto argumentou que o Congresso já estendeu o benefício para o Rio de Janeiro e, portanto, caberia incluir ainda os produtores do Espírito Santo. “Você beneficia todo o Nordeste, pula o Espírito Santo e beneficia o Rio de Janeiro. Os produtores de cana do Espírito Santo têm os mesmos problemas que os demais”, afirmou.
O governo é contra. O deputado Afonso Florence (BA), que é vice-líder do PT, explicou que o benefício é custeado por um fundo que arrecada recursos dos produtores rurais e dos municípios e seria injusto alocar para outra região esse dinheiro. “Se abrangemos o Espírito Santo, estaremos desembolsando de um fundo que arrecadou de agricultores pobres do semiárido para beneficiar outras regiões”, disse.
Já o líder do Pros, deputado Givaldo Carimbão (AL), disse que a reivindicação do Espírito Santo é justa, mas que os dados comprovam que o impacto da seca nessa região foi menor do que no caso dos produtores do Nordeste e do Rio de Janeiro.
Continue acompanhando a cobertura desta sessão.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli