Oposição está reunida com Alves para cobrar CPI mista da Petrobras
29/04/2014 - 17:57
Líderes da oposição estão reunidos com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para cobrar a criação de uma CPI mista da Petrobras.
Segundo o líder da Minoria, deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), Renan Calheiros, presidente do Congresso, não tem prerrogativa para definir quando será instalada a comissão. “Se admitimos que é prerrogativa dele, ele pode dizer que vai ser no Natal, mas ele não tem essa prerrogativa. A prerrogativa está definida na Constituição, que é instalar”, afirmou.
Para Sávio, caso Renan não instale a CPI mista, ele estaria quebrando o decoro parlamentar. “Se ele não instalar é quebra de decoro parlamentar, é descumprimento de ordem judicial, é crime.”
O líder da Minoria disse que uma reunião de líderes poderia decidir se a investigação será feita por uma CPI do Senado ou por uma comissão com deputados e senadores apenas após a instalação dos dois colegiados. “A única coisa que é razoável ser construída por entendimento de líderes é, uma vez instalada as duas, decidir que só uma vai funcionar. Mas não é ele [Renan] quem vai decidir”, declarou Sávio.
Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Marcelo Oliveira