Política e Administração Pública

Senadores entregam requerimento para criar CPI da Petrobras

Na Câmara, o deputado Rubens Bueno anunciou que já coletou o número mínimo de assinaturas.

27/03/2014 - 10:47  

Os senadores do PSDB Alvaro Dias (PR), Cyro Miranda (GO) e Flexa Ribeiro (PA) protocolaram, nesta manhã, o requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar denúncias envolvendo a Petrobras. Os senadores conseguiram 28 assinaturas e entregaram o documento à secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra.

Agora, a Secretaria-Geral da Mesa fará a conferência das assinaturas e entregará o requerimento ao presidente do Senado, Renan Calheiros, para que ele faça a leitura no Plenário. Renan não tem, no entanto, um prazo regimental para ler o requerimento.

Na Câmara, o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), anunciou que obteve 178 assinaturas de apoio a uma comissão mista para investigar a Petrobras (sete acima do mínimo necessário).

Investigação
As investigações da CPI deverão ser focadas em quatro temas: o processo de aquisição da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos; indícios de pagamento de propina a funcionários da estatal pela companhia holandesa SBM Offshore para obtenção de contratos junto à Petrobras; denúncias de que plataformas estariam sendo lançadas ao mar sem componentes primordiais à segurança dos trabalhadores e dos equipamentos; e indícios de superfaturamento na construção de refinarias.

Ontem, o líder do PT no Senado, senador Humberto Costa (PE), disse que o governo deverá trabalhar pela retirada das assinaturas. De acordo com o Regimento Interno do Senado, os senadores têm até a meia-noite do dia da leitura do documento no Plenário para retirar o apoio.

Da Redação - ND
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.