Política e Administração Pública

Alves quer esperar apuração sobre compra de refinaria antes de criar CPI

25/03/2014 - 13:55   •   Atualizado em 25/03/2014 - 16:31

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, defendeu que se aguarde a apuração do Tribunal de Contas da União (TCU), da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público (MP) sobre a compra da refinaria de Pasadena, no Estados Unidos, pela Petrobras, antes de se instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o caso na Câmara, como defende a oposição. Alves falou ao chegar ao lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2014 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta terça-feira (25), em Brasília.

“Uma CPI meramente para atear fogo numa questão política, em ano eleitoral, não é a vontade do País. Vamos aguardar a investigação que está sendo feita de forma responsável, isenta, pelo TCU, a Polícia Federal e o Ministério Público. Se precisarmos de mais investigação mais pra frente, vamos avaliar”, disse o presidente.

Líderes da oposição na Câmara e no Senado articulam a criação de uma CPI para investigar a compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena, em 2006. O negócio custou à estatal 360 milhões de dólares, oito vezes o valor pago pela empresa belga Astra para adquirir a mesma refinaria, um ano antes.

Reportagem – Ana Raquel Macedo
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.