Oposição decide lutar por CPI mista ou em uma das Casas do Congresso
25/03/2014 - 16:30
O DEM, PPS, PSDB e SDD vão continuar colhendo assinaturas para a criação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a operação de compra da refinaria de petróleo localizada na cidade de Pasadena, no estado do Texas (EUA). A estatal brasileira desembolsou 360 milhões de dólares no negócio. Um ano antes, a mesma refinaria havia sido adquirida pela empresa belga Astra por 42,5 milhões de dólares.
De acordo com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), os partidos de oposição vão atuar em duas frentes para conseguir a instalação da comissão, seja ela mista – com senadores e deputados – ou separada em uma das Casas, Câmara ou Senado, a que sair primeiro. “Essa é uma resposta que o Congresso tem que dar à sociedade brasileira”, disse o senador após reunião dos oposicionistas na liderança do PSDB no Senado.
Segundo o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), já foram colhidas 110 assinaturas na Câmara. São necessárias 171 assinaturas de deputados para o pedido de CPI. “Esse número, nós alcançaremos rapidinho”, acredita Bueno. Ele estima que 28 senadores já assinaram o pedido de CPI. Naquela Casa são necessárias 27 assinaturas.
Reportagem – Idhelene Macedo
Edição – Newton Araújo