Presidente do STF destaca “maior transparência e eficiência” do Judiciário
03/02/2014 - 17:49 • Atualizado em 03/02/2014 - 17:52
Na mensagem do Poder Judiciário na abertura dos trabalhos legislativos deste ano, lida há pouco no Plenário, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, destacou que, no ano passado, os trabalhos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foram marcados por “ações para conferir maior transparência e eficiência ao Judiciário”.
Dentre as ações do sistema judiciário, Barbosa ressaltou o julgamento dos processos mais antigos. Segundo ele, uma “reposta aos anseios da sociedade por uma justiça mais célere”. O presidente do Supremo destacou ainda que essa celeridade “vai se ampliar com o processo judicial eletrônico, já consagrado em resolução do CNJ”.
Joaquim Barbosa salientou ainda os relatos da violência em prisões, que, em sua concepção, trouxeram “ao debate nacional a necessidade de modificar essa realidade até então desconhecida pela maioria”. Para isso, na opinião do presidente do Supremo, será necessário conferir “especial atenção à questão socioeducativa, também tema magno da prestação jurisdicional” na construção de um País mais justo e igualitário.
Saudação aos deputados
Neste momento, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, está saudando os deputados, na reabertura dos trabalhos legislativos.
Reportagem – Maria Neves
Edição – Newton Araújo