Vice-líder do PT minimiza reclamação sobre pauta trancada pelo Planalto
03/02/2014 - 15:45
O vice-líder do PT deputado Sibá Machado (AC) minimizou há pouco as críticas de deputados da oposição e da base do governo de que o Executivo está controlando a pauta da Câmara com cinco projetos em urgência constitucional e mais de 10 medidas provisórias trancando os trabalhos.
"A agenda do Executivo atrai o Congresso", disse Sibá. Segundo ele, se os líderes sentarem e criarem um cronograma, é possível destrancar a pauta e votar outros projetos de interesse dos deputados. Ele participará em instantes da abertura do ano legislativo no Congresso Nacional.
A primeira reunião de líderes está marcada para as 16h de amanhã (terça, 4), mas os líderes da base já vão se reunir nesta segunda. O primeiro item da pauta é o marco civil da internet (PL2126/11), que tranca os trabalhos desde outubro do ano passado.
Além dele, trancam a pauta projetos sobre a destinação da multa extra do FGTS para o programa Minha Casa, Minha Vida; o porte de arma para agentes penitenciários; a criação de cotas para negros em concursos públicos; e a criação de cargos no Executivo.
Mais uma crítica
O líder do PROS, deputado Givaldo Carimbão (AL) também criticou o trancamento da pauta. Ele espera que essa questão seja discutida na reunião da base. "Não é justo ficar trancando a pauta, temos de votar o piso dos agentes comunitários de saúde", disse.
Reportagem – Carol Siqueira
Editor – Newton Araújo