Política e Administração Pública

Líder do PSC pede prioridade nacional na aplicação de recursos para combate à seca

08/05/2013 - 13:55  

O líder do PSC, deputado Andre Moura (SE), disse há pouco, durante a comissão geral que discute a seca no Nordeste, que as prefeituras da região irão fechar as portas na próxima segunda-feira (13) “para exigir providências urgentes” para solucionar o problema. De acordo com o parlamentar, “soluções existem, e recursos financeiros há, basta engajamento dos governos, tratando da questão como prioridade nacional”. Prefeitos dos nove estados do Nordeste decidiram fazer uma paralisação de 24 horas em protesto contra as políticas do governo federal relativas ao combate à seca.

O deputado também reivindicou que o Banco do Nordeste suspenda a cobrança judicial de dívidas dos produtores. Do contrário, segundo ele, a instituição “vai se tornar o maior latifundiário da região”, devido ao alto índice de endividamento dos agricultores.

O representante do Banco do Nordeste, Stelio Gama Junior, garantiu que basta o produtor assinar o terno de adesão à renegociação da dívida que todas as cobranças são suspensas.

Já o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, ressaltou que o ministério tem R$ 9 bilhões em recursos anunciados para combater os problemas da região.

Bianchini disse ainda que, “em breve”, a presidente Dilma Rousseff irá anunciar a criação de uma agência de assistência técnica rural para o Nordeste. “O governo também está promovendo o fortalecimento das organizações estaduais de pesquisa, da Emater e de organizações não governamentais que atuam no setor”, acrescentou.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.