Deputado sugere perdoar dívidas de quem cultivar espécie adaptada para seca
Internautas podem acompanhar o debate ao vivo e enviar comentários e perguntas por meio do portal e-Democracia.
08/05/2013 - 12:36

Um dos autores do requerimento para a realização da comissão geral sobre a seca no Nordeste, o deputado Betinho Rosado (DEM-RN) propôs a troca da dívida dos produtores da região pelo cultivo de espécies adaptadas por esses agricultores. “Poderíamos, se essa Casa quisesse, colocar na lei que essas dívidas seriam remidas quando houvesse adoção de práticas de convivência com a seca”, afirmou.
De acordo com o parlamentar, os agricultores da região estão sempre endividados, “faça chuva ou faça sol”. Segundo ele, em 2011, a taxa de inadimplência foi de 1,8%; em 2009, de 50%; chegando a 87,42% para os empréstimos contratados em 2001.
O parlamentar também propôs a capacitação dos moradores do Nordeste para a utilização racional da água existente. “Se [o recurso hídrico fosse] utilizado de forma racional, isso reduziria em pelo menos 70% os problemas provocados por essa seca”, garantiu.
Sem surpresas
Também autor do requerimento, o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) assegura que as autoridades não podem alegar surpresa com o problema. De acordo com ele, em reunião na Comissão de Agricultura ano passado, meteorologistas anunciaram que choveria 40% menos na região neste ano. “E essas informações foram repassadas ao governo”, assegurou.
Matos disse que o Congresso precisa exigir a votação de propostas concretas para solucionar o problema. Além disso, o Legislativo deveria fiscalizar as ações do governo. “Precisamos ver como estão sendo aplicados os fundos constitucionais para saber se estão efetivamente contribuindo para a solução dos problemas do semiárido”, disse.
Clique aqui para assistir ao debate e enviar perguntas.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein