Supermercados não querem leis sobre uso de sacolas plásticas
11/08/2011 - 12:11
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Sussumo Honda, afirmou há pouco que a sustentabilidade faz parte da estratégia das empresas do setor. Ele declarou que é contrário a uma lei sobre o uso das sacolas e defendeu liberdade para que os supermercados lidem com o tema. "O consumidor está cada dia mais consciente das questões ambientais", disse.
Assim como a secretária de Articulação Institucional e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo, Honda também citou o exemplo do município de Xanxerê (SC) que eliminou as sacolas plásticas. Mas, segundo ele, a iniciativa só é bem-sucedida por ter conseguido unir o Poder Público, as empresas e os meios de comunicação. "Houve um trabalho de mudança de comportamento na população, algo mais eficiente que editar uma lei ", afirmou.
Honda participa de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, sobre o Projeto de Lei 612/07 e de outros 20 apensados, que tratam da substituição das sacolas de plástico hoje utilizadas por outras alternativas.
A audiência prossegue no Plenário 5.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem - Geórgia Moraes/ Rádio Câmara
Edição - Juliano Pires