Consumidor

Coordenador defende educação financeira para reduzir endividamento

05/07/2011 - 17:57  

O coordenador-geral de Análise Econômica da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Alexandre Henriksen, defendeu há pouco a educação financeira como solução para diminuir o endividamento da população . "Nosso departamento trabalha em conjunto com o Banco Central (BC) nesse sentido", disse.

Sobre a sugestão do deputado Valdivino de Oliveira (PSDB-GO) de estabelecer um limite único para os cartões, ele alertou para o risco de esse mecanismo levar à perda de competição entre as empresas.

O vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Credito e Serviços (Abecs), Paulo Caffarelli, também considerou a educação financeira a melhor opção especialmente para as classes D e E. Ele informou ainda que a inadimplência no setor é de 24%, consideradas as faturas vencidas há mais de 90 dias.

Por sua vez, a procuradora regional da República Valquíria Nunes afirmou que é preciso transparência ao conceder crédito à população . "Vamos conversar com a Febraban porque muitas vezes o consumidor é convencido pelos gerentes sem conhecer os reais termos do contrato", disse.

A audiência pública da Subcomissão Permanente do Sistema Financeiro (vinculada à Comissão de Finanças e Tributação) para avaliar o sistema de cartões de crédito no Brasil já foi encerrada no Plenário 4.

Reportagem – Georgia Moraes/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.