Consumidor

Cartões são instrumento de inclusão bancária, diz debatedor

05/07/2011 - 16:38  

O Vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Credito e Serviços (Abecs), Paulo Caffarelli, afirmou há pouco que os cartões de crédito são um importante instrumento de inclusão bancária. "Hoje temos 52 milhões de clientes que não têm conta corrente, principalmente nas classes D e E, porque é relativamente mais fácil adquirir um cartão do que abrir uma conta", declarou.

O coordenador-geral de Analise Econômica da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça, Alexandre Henriksen, apontou como um dos avanços da atuação da SDE para promover a concorrência o fim da exclusividade de bandeiras nas máquinas de cartões de credito.

Caffarelli lembrou que, antes do fim da exclusividade, o comerciante tinha de pagar aluguel para cada máquina utilizada. "Agora ficou mais eficiente", completou. Ele afirmou ainda que a Abecs possui um código de autorregulação e que, desde sua adoção no ano passado, nove credenciadoras que operam essas máquinas, como Cielo e Redecard, já atuam no país. "O mercado brasileiro, antes reduzido a apenas duas credenciadoras, é o que mais cresce no mundo", destacou.

Os debatedores participam de audiência pública da Subcomissão Permanente do Sistema Financeiro (vinculada à Comissão de Finanças e Tributação) que avalia o sistema de cartões de crédito no Brasil.

A reunião prossegue no Plenário 4.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Georgia Moraes/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.