Consumidor

Deputado quer controle mais rigoroso sobre emissão de cartões

05/07/2011 - 17:46  

O presidente da Subcomissão Permanente do Sistema Financeiro, deputado Valdivino de Oliveira (PSDB-GO), defendeu há pouco um controle mais rigoroso da emissão de cartões de crédito, bem como das regras de endividamento. Ele sugeriu que, ao tornar um limite de crédito disponível para o consumidor, seja levado em conta todos os cartões que a pessoa já dispõe. "Quanto mais o cidadão vai se endividando, mais cartões ele tem. Se somarmos as faturas ou limites, eles ultrapassam a renda mensal do indivíduo e ainda são oferecidos financiamentos em 12 parcelas com juros que chegam a 400% ao ano. Isso esgota a capacidade de pagamento do consumidor", lamentou.

O deputado Andre Vargas (PT-PR) ressaltou que o endividamento é preocupante especialmente entre as classes mais baixas. "São pessoas que seque sabem escolher as menores taxas de juros", destacou.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) já aumentou de 10% para 15% o pagamento mínimo das faturas de cartão de credito. A partir de dezembro, o índice chegará a 20%. A subcomissão, porém, havia recomendado 30% como forma de reduzir o endividamento da população.

O vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Credito e Serviços (Abecs), Paulo Caffarelli, defendeu que mudanças bruscas prejudicariam o planejamento do cidadão e tornariam parte dos consumidores inadimplentes.

Os debatedores participam de audiência pública que avalia o sistema de cartões de crédito no Brasil. A reunião prossegue no Plenário 4.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Georgia Moraes/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.