Meio ambiente e energia

Deputado quer reciprocidade em preservação ambiental para importação

05/04/2011 - 16:51  

O deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) reiterou sua proposta de exigir reciprocidade do resto do mundo em preservação ambiental para importação. “O Brasil tem regras rígidas, mas o resto do mundo não tem. Deixamos de produzir no Brasil e importamos de outros países que derrubam árvores. Isso não faz sentido”.

Na opinião do deputado, que foi ministro da Agricultura no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, essa seria uma maneira, inclusive, de “chocar um pouco o mundo”.

Stephanes disse ainda que a alteração proposta ao código não vai resolver todos os problemas relativos à produção rural, pois significa apenas “retirar o bode da sala”. “Implementar infraestrutura na Amazônia é impossível; tudo é proibido, não se pode asfaltar uma estrada”, sustentou.

Mesma opinião expressou o deputado Paulo Cesar Quartiero (DEM-RR). Para ele, “essa discussão é um ‘Sonrisal’ para quem está na UTI; não vai acrescentar nada”. Na avaliação do parlamentar, o necessário “é desmontar essa máquina de moer agricultor que foi montada no Brasil”.

O debate ocorreu durante audiência pública realizada pela Comissão de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional para discutir o substitutivo  do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao Projeto de Lei 1876/99, que institui um novo Código Florestal.

A reunião foi encerrada há pouco.

Reportagem - Maria Neves
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1876/1999

Íntegra da proposta