Direitos Humanos

Pesquisador aconselha população LGBT a se mobilizar

24/11/2010 - 18:27  

No encerramento do seminário Assassinatos praticados contra a população LGBT, o pesquisador e escritor Luiz Mott aconselhou a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) a mobilizar-se. “Uma medida simples, que qualquer um pode acionar, é cada vez que encontrar uma notícia ou manifestação homofóbica mandar uma cartinha desconstruindo esse monstro que é a homofobia”, disse.

Ele ressaltou que durante os 300 anos de inquisição no Brasil e em Portugal “foram assassinados 30 sodomitas, enquanto só nesta semana já foram mortos seis no Brasil”. O estudioso lembrou que no regime inquisitorial era permitido legalmente prender, açoitar, sequestrar bens, degredar e matar acusados de sodomia.

O seminário foi organizado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Legislação ParticipativaCriada em 2001, tornou-se um novo mecanismo para a apresentação de propostas de iniciativa popular. Recebe propostas de associações e órgãos de classe, sindicatos e demais entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos. Todas as sugestões apresentadas à comissão são examinadas e, se aprovadas, são transformadas em projetos de lei, que são encaminhados à Mesa Diretora da Câmara e passam a tramitar normalmente..

Reportagem - Maria Neves
Edição - Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.