Direitos Humanos

Pesquisa constata 1.581 assassinatos de gays de 2000 a 2007

24/11/2010 - 16:32  

A pesquisa Crimes Homofóbicos no Brasil: Panorama e Erradicação de Assassinatos e Violência Contra LGBT, coordenada pelo pesquisador Osvaldo Francisco Ribas Lobos Fernandez, mostra que, entre 2000 e 2007 foram assassinados 1.581 homossexuais no Brasil.

Fernandez esclareceu que foram registrados apenas casos de grande repercussão, noticiados em jornais. “A cada 66 horas, uma reportagem divulga o assassinato de um gay, e provavelmente os números são muito mais altos”, ressaltou.

O pesquisador participa do seminário Assassinatos praticados contra a população LGBT, organizado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Legislação ParticipativaCriada em 2001, tornou-se um novo mecanismo para a apresentação de propostas de iniciativa popular. Recebe propostas de associações e órgãos de classe, sindicatos e demais entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos. Todas as sugestões apresentadas à comissão são examinadas e, se aprovadas, são transformadas em projetos de lei, que são encaminhados à Mesa Diretora da Câmara e passam a tramitar normalmente., que ocorre no plenário 9.

Continue acompanhando a cobertura desse seminário.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.