Direitos Humanos

Salvador registrou 55 assassinatos de homossexuais desde 2007

24/11/2010 - 17:14  

Coordenado pelo urbanista e pesquisador associado ao Nugsex Diadorim Érico Nascimento, estudo mostra que, desde 2007, 55 homossexuais foram assassinados em Salvador. Conforme a pesquisa, todas as vítimas eram do sexo masculino.

A hipótese de Nascimento é que “a sexualidade das mulheres é tão invisível e as lésbicas são tão violentadas que, quando são assassinadas, não há sequer o registro”.

Segundo o pesquisador, o estudo mostra também que quase sempre a violência contra a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) é praticada por mais de um agressor. “Há casos em que um homossexual é vitimado por até 18 pessoas; um presidiário chegou a ser atacado por mais de 100 detentos, e acabou morrendo”, exemplificou.

Érico Nascimento participa do seminário Assassinatos praticados contra a população LGBT, organizado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Legislação ParticipativaCriada em 2001, tornou-se um novo mecanismo para a apresentação de propostas de iniciativa popular. Recebe propostas de associações e órgãos de classe, sindicatos e demais entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos. Todas as sugestões apresentadas à comissão são examinadas e, se aprovadas, são transformadas em projetos de lei, que são encaminhados à Mesa Diretora da Câmara e passam a tramitar normalmente., que ocorre no plenário 9.

Continue acompanhando a cobertura desse seminário.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.