26/09/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

26/09/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Produção audiovisual na América Latina

O Brasil foi durante muito tempo acusado de voltar as costas para a América Latina. Os olhos de grande parte dos brasileiros estavam voltados para os Estados Unidos e a Europa. Ainda que lentamente a situação está mudando. O Mercosul e a Unasul têm colaborado para maior integração dos países do continente na política e na economia. Na cultura o processo ainda é mais lento, embora já existam iniciativas bem sucedidas. O Ver TV desta semana vai analisar a contribuição do audiovisual para a integração latino-americana com os nossos convidados:

Luis Gonzalez Zaffaroni, diretor executivo do DocMontevideo, encontro documental das televisões latino-americanas. “As perspectivas são muito boas, porque nós ano a ano vemos o interesse dos latino-americanos de interagir uns com os outros, tem diferentes ferramentas de fundos internacionais para coprodução que motivam isso”.

Malu Viana, diretora executiva da Tal - Televisión América Latina. “Não é só o reconhecimento das produções de qualidade, mas porque possibilita também uma maior visibilidade, conhecer o que os nossos vizinhos estão fazendo e também possibilita um contato maior com a comunidade, pra comunidade também valorizar e ver o que tá sendo feito também”.

Alexandre Barbosa, coordenador do curso de jornalismo da Universidade Nove de Julho e pesquisador do centro de estudos latino-americanos sobre comunicação e cultura da Universidade de São Paulo. “De você poder enxergar a América Latina que existe e perceber que temos muito mais semelhanças e similaridades entre nós do que diferenças”.

O Ver TV também entrevistou:

Michele Dacas, professora de comunicação da Unila, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, localizada em Foz do Iguaçu, no Paraná. Ela vem pesquisando a produção audiovisual do continente e fala da importância das TVs públicas na divulgação dessa produção.

Francisco Cesar Filho, que organiza o festival de cinema latino-americano de São Paulo há vários anos e é testemuha das mudanças que vem ocorrendo na produção audivisual do continente.

Teresa Otondo, jornalista, pesquisadora e autora do livro "Televisão Pública na América Latina: para quê e para quem?", que fala sobre como fazer com que a produção audivisual do continente chegue ao público.

Ana Maria Magalhães, diretora do documentário sobre Darcy Ribeiro, exibido pela TV Brasil e que venceu o prêmio Tal, na categoria melhor série documetal. Ela fala sobre o vídeo e o seu personagem.

Apresentação - Lalo Leal

Ver TV

Programa semanal que discute as funções, a programação, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.

NOSSAS REDES