21/12/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

21/12/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Temas bíblicos na televisão

Quando pensamos que já havíamos visto tudo em termos de telenovela no Brasil eis que a Record coloca no ar "Os Dez Mandamentos" e conquista altos índices de audiência. O fenômeno bíblico tão explorado pelo cinema chegou a TV brasileira e não dá mostras de que vai sair tão cedo. Para conversar sobre esse novo filão televisivo nós convidamos:

Cláudio Almeida, historiador e professor do curso de pós-graduação em história da arte do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. “O fato das pessoas conhecerem a história dá uma segurança maior para o espectador”.

Denise Del Vecchio, atriz. Participou da novela Os Dez Mandamentos da Rede Record. “Eu acho que as histórias que estão na Bíblia são riquíssimas, os personagens são interessantíssimos e o público, grande parte do público já conhece, já ouviu de algum lugar”.

Reinaldo José Lopes, jornalista e colunista do jornal Folha de São paulo. É autor do livro "Deus: como ele nasceu". “A narrativa bíblica é super curta, seca, ela não tem desenvolvimento. Ela deixa você imaginar o que está se passando na cabeça dos personagens, mas ela conta isso para você. Então cabe ao autor deitar e rolar em cima disso e rechear esse esqueleto muito seco”.

A socióloga Verônica Elói de Almeida vem estudando a relação das minisséries com a história do Brasil. Ela falou ao Ver TV sobre as diferenças entre as minisséries tradicionais e as produções bíblicas.

Um tema bíblico foi explorado pelo cinema brasileiro no filme A Palavra, realizado no nordeste, entre 2011 e 2012. A produtora cultural Zitah Oliveira foi ouvida pelo Ver TV no Recife. Ela salientou a importância do trabalho realizado por Guilherme de Almeida Prado, o diretor do filme.

Apresentação - Lalo Leal
Produtor Executivo - Vitor Chambon

Ver TV

Programa semanal que discute as funções, a programação, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.

NOSSAS REDES