Deputado diz que voto em separado é direito do parlamentar
04/04/2006 - 21:14
O deputado Carlos Abicalil (PT-MT) terminou há pouco de ler o voto em separado apresentado pela bancada do PT ao relatório final da CMPI dos Correios afirmando que a complexidade do trabalho desenvolvido pelo relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), exigiu um voto em separado extenso. Segundo ele, o voto em separado é um direito dos parlamentares para expressarem sua divergência de opiniões. "Faz parte do exercício parlamentar".
Abicalil afirmou que o objetivo é desenvolver com transparência um debate claro, objetivo e aberto sobre o trabalho que foi realizado pela CPMI. Ele disse que a expectativa é que seja aprovado um relatório "justo, conciso e consistente" que resulte na recuperação pública do papel das CPIs.
O parlamentar disse ainda que qualquer solução para os problemas que forem detectados será lenta e difícil pois os atalhos são comuns no autoritarismo, não na democracia, e ressaltou que o Congresso Nacional já está discutindo a Reforma Política e regras de financiamento de campanha e fidelidade partidária.
Há 29 parlamentares inscritos para falar, mas o presidente da CPMI, senador Delcidio Amaral (PT-MS), anunciou que interromperá os trabalhos à meia-noite para retomar amanhã às 10 horas. Reportagem - Cristiane Bernardes
A CPMI está reunida na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.
Edição – Natalia Doederlein
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br