Política e Administração Pública

Comissão rejeita seguro-desemprego a trabalhador sazonal

23/12/2005 - 14:30  

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público rejeitou, por unanimidade, no último dia 13, o Projeto de Lei 4635/01, do Senado Federal, que visa alterar a Lei 7998/00, para conceder o benefício do seguro-desemprego aos trabalhadores sazonais, safristas e contratados por curtos prazos.
Também foram rejeitados os seguintes projetos que tramitavam apensados e buscavam alterar a mesma lei:
- PL 5034/01, do deputado Enio Bacci (PDT-RS), que busca conceder o seguro-desemprego aos trabalhadores safristas contratados por no mínimo seis meses;
- PL 5916/01, do deputado Carlos Batata (PFL-PE), que tem o objetivo de assegurar aos trabalhadores rurais, com vínculo empregatício formal ou informal, o direito ao seguro-desemprego, independentemente dos pré-requisitos necessários; e o
- PL 6675/02, do deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), que inclui, entre os beneficiários do seguro-desemprego, os trabalhadores contratados por prazo determinado.

Segunda rejeição
O relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), já havia rejeitado em 2002 o projeto original e o primeiro apensado. No entanto, como ele não havia se pronunciado sobre os dois outros apensados, a Mesa Diretora da Câmara determinou a devolução do projeto à Comissão de Trabalho para que fosse produzido parecer sobre todas as propostas que tramitam em conjunto.
Faria de Sá manteve sua argumentação para novamente defender a rejeição. Segundo ele, essas propostas pretendem instituir um caráter de "renda mínima" ao seguro-desemprego.
Ele considera os projetos inoportunos, pois, acredita, contradizem o fundamento básico do seguro-desemprego, que é proporcionar uma renda por um período determinado de tempo em caso de desemprego involuntário.
O deputado lembra que as formas de contrato de trabalho a que se referem os projetos têm como condicionante a pré-determinação do encerramento das suas durações, ou seja, trata-se, na verdade, de contratos com prazo determinado. Esses trabalhadores, argumenta, costumam iniciar novos contratos tão logo terminem o anterior, emendando safras de produtos diversos.

Tramitação
Os projetos ainda serão analisados pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Agricultura aprova benefício para pescador assalariado
Produtor de açaí e castanha pode ter seguro-desemprego
Projeto cria benefício do reemprego para maior de 40 anos
Proposta beneficia trabalhador com mais de 40 anos
Seguridade aprova salário-maternidade para desempregada
Câmara aprova seguro-desemprego para trabalhador doméstico

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4635/2001