Política e Administração Pública

Oposição critica recriação do Ministério das Comunicações

21/09/2020 - 15:42   •   Atualizado em 21/09/2020 - 18:37

Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Ordem do dia. Dep. André Figueiredo(PDT - CE)
André Figueiredo: é inadequada a incorporação da Secom na estrutura do ministério

Parlamentares de oposição criticaram a Medida Provisória 980/20, que recriou o Ministério das Comunicações, cujo titular é o deputado licenciado Fábio Faria. A MP foi aprovada nesta segunda-feira (21) pela Câmara dos Deputados e seguirá para o Senado.

A líder do Psol, deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), afirmou que o ministério foi recriado como parte de um acordo para a adesão de novos partidos ao governo e para garantir base parlamentar à gestão de Jair Bolsonaro. “Essa MP é parte da virada na estabilidade do governo, no aumento das relações políticas no Congresso. O governo Bolsonaro foi eleito sob a bandeira de que faria tudo absolutamente, de que não abriria para relações espúrias, mas essa mentira precisa ser destacada”, declarou.

O deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP) também disse que o novo ministério é parte de articulações para impedir qualquer processo de impeachment contra o presidente da República. “Bolsonaro não abriu mão de abraçar gostosamente a velha política, as velhas práticas, puxou o 'centrão' para dentro do governo e entregou o Brasil mais uma vez a esse jogo do toma lá dá cá”, comentou.

Em nome do PT, o deputado Paulão (PT-AL) chamou atenção para o fato de Fábio Faria ser genro de Sílvio Santos, um dos maiores empresários de comunicação do País. “Não é pertinente o que se está colocando à sociedade, que é fazer um grande acordo entre o Poder Executivo e um segmento que tem representação nesta Casa”, disse.

Por sua vez, o líder da oposição, deputado André Figueiredo (PDT-CE), criticou a inclusão da Secretaria de Comunicação (Secom) na estrutura do Ministério das Comunicações. “É uma incorporação inadequada, já que um órgão regulador, que é o Ministério das Comunicações, tem um órgão regulado, que é a EBC”, sustentou.

Defesa
O deputado Reinhold Stephanes Junior (PSD-PR) saiu em defesa do governo Bolsonaro e disse que a oposição não pode criticar a recriação de um ministério existente nos governos de esquerda.

Stephanes Junior também defendeu a escolha do deputado Fábio Faria para o cargo. "Fábio Faria é um deputado sério e preparado. Não tem sociedade nenhuma em televisão. É casado com separação total de bens da sua esposa. E aqui se distorcem as coisas", afirmou.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta