Economia

Projeto suspende pagamento de fundo de promoção de shoppings

Se aprovada, medida valerá até outubro. O fundo é usado para financiar campanhas publicitárias dos centros comerciais

06/05/2020 - 18:04  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Reunião do Mecanismo do Intercâmbio Regular entre a Câmara dos Deputados e a Assembleia Popular Nacional da China. Dep. Fausto Pinato (PP - SP)
Deputado Fausto Pinato: regularização de dívidas pelos lojistas só deve acontecer após o fim do isolamento

O Projeto de Lei 2078/20 suspende a cobrança do fundo de promoção de shopping centers até 31 de outubro de 2020. A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, foi apresentada pelo deputado Fausto Pinato (PP-SP) em resposta à crise econômica decorrente da pandemia de Covid-19.

O fundo de promoção é formado a partir de porcentagens calculadas sobre o valor do aluguel pago pelos lojistas e tem o objetivo de financiar campanhas publicitárias. “Ocorre que, com a pandemia de Covid-19 e a decretação do estado de calamidade, houve o fechamento de estabelecimentos comerciais. Portanto, não há motivo para propagandas e outras finalidades para as quais o fundo de promoção foi instituído”, defende Pinato.

O parlamentar acrescenta que o crescimento das vendas e a regularização de dívidas pelos lojistas só devem ser retomados meses após o fim do isolamento social recomendado no combate do novo coronavírus.

O projeto acrescenta a medida à Lei do Inquilinato.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: undefined undefined/undefined

Íntegra da proposta