Consumidor

Proposta reduz em 70% aluguel de loja em shopping durante pandemia

08/04/2020 - 18:08  

O Projeto de Lei 957/20 reduz em 70% o aluguel de lojas em centros comerciais (shopping centers) durante período de emergência sanitária. O texto suspende cobranças acima de 12 alugueis mensais.

Dep. Helder Salomão
Proposta de Salomão visa aliviar pressão sobre empresários

A proposta, do deputado Helder Salomão (PT-ES), também proíbe aumento de aluguel até 31 de dezembro de 2021. Quem descumprir a medida deverá pagar multa de 10% sobre o aluguel anual.

Multas e juros sobre os aluguéis também ficam proibidas durante a vigência de decreto de calamidade pública.

Segundo Salomão, uma forma de aliviar a pressão sobre empresários é reduzir os
custos enquanto os empreendimentos permanecerem fechados. “Tendo em vista a diferença de capacidade econômica para lidar com a queda de lucro entre lojistas e as administradoras de shopping centers, propomos que esse prejuízo seja repartido”, afirmou.

Salomão disse que a cobrança de 13º e 14º aluguéis não pode continuar quando a saúde financeira das lojas está duramente afetada. “Limitar a 30% o valor a ser pago pelos alugueis não prejudicam os centros comerciais, de forma que conseguem manter o custeamento da manutenção dos mesmos.”

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta