Segurança

Projeto proíbe soltura de presos por risco de infecção por coronavírus

Segundo o texto, presos ou internos diagnosticados com Covid-19 deverão ser tratados, preferencialmente, em instalações hospitalares ou ambulatoriais do próprio sistema prisional

24/04/2020 - 10:29  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Depoimento - ex-Executivo do BNDES, Julio Cesar Maciel Raimundo. Dep. Sanderson (PSL - RS)
Sanderson: Não podemos autorizar que a pandemia do coronavírus no país seja agravada pelo desencarceramento em massa

O Projeto de Lei 1331/20 proíbe a concessão de liberdade provisória ou de prisão domiciliar motivada pelos efeitos da pandemia de Covid-19 no Brasil. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera o Código de Processo Penal e se aplica também ao menor de idade internado em estabelecimentos penais ou socioeducativos.

Segundo o texto, presos ou internos diagnosticados com Covid-19 deverão ser tratados, preferencialmente, em instalações hospitalares ou ambulatoriais do próprio sistema prisional.

"Não podemos autorizar que a grave situação da pandemia do coronavírus no país seja agravada pelo desencarceramento em massa, que certamente contribuirá para uma maior sensação de insegurança da população e desprestígio da Justiça”, diz o autor do projeto, deputado Sanderson (PSL-RS).

Segundo o deputado, no Rio Grande do Sul mais de 3,4 mil presos foram colocados em liberdade utilizando a pandemia do coronavírus como argumento.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta