Política e Administração Pública

Plenário rejeita diminuição de carência para pedido de saque do FGTS

06/11/2019 - 22:10  

O Plenário rejeitou, por 239 votos a 150, emenda do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) à Medida Provisória 889/19 que pretendia diminuir de dois anos para um mês a carência de prazo no pedido de alteração da modalidade de saque que trabalhador pode escolher: modelo atual de saque ou saque na data do aniversário.

Os deputados já aprovaram o projeto de lei de conversão do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para a MP, que muda as regras de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), instituindo a modalidade de saque-aniversário, pela qual o trabalhador pode fazer uso de parte do dinheiro a cada ano, independentemente de eventos como demissão ou financiamento da casa própria.

O texto também muda vários pontos da legislação do fundo e aumenta de R$ 500 para R$ 998 o valor de saque único autorizado pela MP.

Está em debate, no momento, destaque do PDT que pretende excluir a permissão dada ao trabalhador para antecipar, junto a bancos e mediante desconto de ágio, o saque-aniversário, ao qual tem direito somente uma vez ao ano.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.