Líderes governistas defendem MP que cria Fundo de Desenvolvimento Ferroviário
21/11/2018 - 16:45
O líder da Maioria, deputado Lelo Coimbra (MDB-ES), defendeu há pouco, em Plenário, a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Ferroviário (FNDF) – previsto na Medida Provisória 845/18. Segundo ele, o fundo permite a construção de ferrovias mesmo diante da escassez de recursos.
“Precisamos de ferrovias? Precisamos. Temos dinheiro para fazê-las? Não. Então, qual é a fonte de recurso? É o processo de concessão, neste caso, o processo de antecipação das concessões”, argumentou Coimbra, ao defender a aprovação da MP 845/18.
Pela liderança do governo, o deputado Darcísio Perondi (MDB-RS) rebateu críticas de que a MP irá beneficiar apenas a mineradora Vale. “Esse é um fundo que não será exclusivo do Pará. A Vale vai colocar R$ 600 milhões para construir esse trecho de ferrovia, que vai ligar a economia do Pará e os interesses da Vale, que geram riqueza para o País, à ferrovia Norte-Sul”, disse.
De acordo com a MP, o fundo deverá ser utilizado prioritariamente na ligação do Complexo Portuário de Vila do Conde, no Pará, à Ferrovia Norte-Sul – a espinha dorsal do transporte ferroviário brasileiro.
Mais informações a seguir
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli