Política e Administração Pública

Parlamentares elogiam atuação de Ulysses Guimarães na vida nacional

Durante a sessão solene realizada hoje, parlamentares e convidados elogiaram o papel de Ulysses Guimarães na vida nacional

06/10/2016 - 14:16  

“Que falta faz o Dr. Ulysses. Não é por ausência de originalidade ou por mero elogio póstumo que o comentário se repete. É por convicção que, nos momentos mais difíceis, o talento do deputado Ulysses Guimarães estaria trabalhando pela melhor solução. Com ousadia, se preciso, e com diálogo, sempre.”
Baleia Rossi (SP), líder do PMDB

“Sua luta contra a ditadura transformou-o em um símbolo nacional. Uma frase sua marcou milhões de brasileiros, quando dizia de maneira veemente: eu tenho ódio e nojo à ditadura.”
Antonio Imbassahy (BA), líder do PSDB

“Ele foi intransigente na defesa na democracia. Por isso o papel insubstituível do Senhor Diretas.”
Daniel Almeida (BA), líder do PCdoB

“Ele é tão atual, mas tão atual que nós, quando passamos aqui, por essa galeria da amostra da vida de Ulysses Guimarães, vemos o quanto o Brasil precisa dos dizeres de Ulysses, o quanto o Brasil precisa exercitar os exemplos de Ulysses Guimarães.”
Carlos Melles (DEM-MG)

“Há seres humanos que têm pacto com a imortalidade, que ficam em cada um de nós, ficam naqueles que aprendem com os seus exemplos e seus ensinamentos. Ulysses Guimarães faz parte do rol de seres humanos que têm este pacto.”
Erika Kokay (PT-DF)

“Normalmente a vida política nacional fica rebaixada pelas histórias de mediocridade ou de servilismo ao poder. Mas Ulysses Guimarães conseguiu alcançar algo raro na vida política nacional, que é relevância e continuidade na nossa memória pelas causas que abraçou.”
Chico Alencar (Psol-RJ)

“Ele foi a certeza, a confiança e, mais do que isso, o baluarte da democracia. Ele está sempre vivo nas nossas consciências.”
1º vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA)

“Aprendi muito, durante a Constituinte e depois dela, com o Dr. Ulysses, que foi respeitado, principalmente por aqueles que deram o golpe [militar], com as suas palavras e com a sua coragem.”
Gonzaga Patriota (PSB-PE)

“Quero dizer aqui que nesta mesa [da presidência da Câmara] está faltando Ulysses, e a saudade dele está doendo para o Brasil.”
Valdir Colatto (PMDB-RS)

“A importância de Ulysses Guimarães na história do Brasil é inegável. Que sua postura, sua ética, sua capacidade de lidar com as divergências sirvam de exemplo para este Parlamento.”
Josi Nunes (PMDB-TO)

“Estamos homenageando o último político brasileiro que teve autoridade moral, que é a essência da atividade política, que teve as condições morais de, da tribuna desta Casa, dizer que estava falando em nome da Nação.”
Moreira Franco, secretário executivo do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) e presidente da Fundação Ulysses Guimarães

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.